O aplicativo WhatsApp lançou um recurso de chamada ingressável em vídeochamadas em grupo em 2022, é aqui que existe uma ameaça potencial na forma de espionagem.
Isso foi afirmado por Victor Chebyshev, pesquisador de segurança líder da Kaspersky, em uma declaração por escrito.
Segundo ele, do ponto de vista da segurança, poder participar de uma videochamada em grupo que está em andamento aumenta o risco de espionagem.
Qual é a técnica de hacking de espionagem? Esta é uma técnica de interceptação da rede de comunicação da vítima em tempo real.
A própria rede de comunicação, por exemplo, telefone, chamada de vídeo, SMS, fax e outros. O objetivo é roubar dados não criptografados e enviados pela rede de dados.
“Em geral, se os invasores estiverem no grupo do WhatsApp, não será difícil para eles se conectarem à chamada”,
Esses hackers só precisam esperar que alguns dos participantes se juntem porque podem se conectar a qualquer momento.
Anteriormente, os usuários do WhatsApp que saíam das videochamadas em grupo precisavam ser convidados por outros membros que eram membros se quisessem retornar à chamada.
Na verdade, existem maneiras de prevenir ou minimizar as escutas telefônicas. Os administradores do grupo podem rastrear os participantes e garantir que estranhos não entrem.
Além disso, o WhatsApp também garante a privacidade da troca de dados dentro do grupo por meio do uso de criptografia de ponta a ponta.
Assim, nem o próprio aplicativo, nem as pessoas que tentam lançar um ataque man-in-the-middle, poderão interceptar correspondência ou chamadas em grupo, incluindo chamadas em grupo.
No entanto, se um dispositivo estiver infectado com um Trojan, ele poderá gravar o microfone e a câmera do dispositivo, permitindo que hackers capturem dados no telefone.