Acontece que o Google não quer ficar para trás, não faz muito tempo que o Google concordou em injetar um capital de investimento de 400 milhões de dólares em uma startup chamada Anthropic que se concentra no desenvolvimento de recursos de inteligência artificial, especialmente para este ChatGPT.
Este acordo dá ao Google uma participação de 10% na startup Anthropic.
Anteriormente, a Anthropic também recebia capital de investimento de mais de 700 milhões de dólares.
O maior investidor da Anthropic é a Alameda Research, uma empresa de negociação de criptomoedas de propriedade de Sam Bankman-Fried, que contribuiu com US$ 500 milhões.
Este acordo marca a mais recente colaboração entre um gigante da tecnologia e uma startup de IA no campo da IA generativa. Além disso, o Google diz que está reorganizando a interface do usuário (UI) para que seja mais natural do que antes.
Esta colaboração é também uma jogada da Google para concorrer com a Microsoft, que já introduziu o ChatGPT na sua aplicação.
A prova disso é que a Anthropic desenvolveu seu chatbot chamado ‘Claude’ para competir com o ChatGPT, embora ainda não tenha sido lançado ao público.
” O Google Cloud está fornecendo uma infraestrutura aberta para a próxima geração de startups de IA, e nossa parceria com a Anthropic é um ótimo exemplo de como podemos ajudar usuários e empresas a aproveitar o poder da IA confiável e responsável.” Disse Thomas Kurian, CEO do Google Cloud.
Por outro lado, o Google também está testando outro potencial concorrente do ChatGPT chamado ‘Apprentice Bard’. Este chatbot é um projeto de teste do Google.
Usado para usar tecnologia de conversação ou modelos de linguagem de diálogo.
“Em um futuro próximo, você poderá ver por si mesmo a pesquisa alimentada por recursos de inteligência artificial que são capazes de destilar informações complexas e múltiplas perspectivas em um formato fácil de digerir”. Disse Sundar Pichai, CEO do Google.